quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Escola Básica Municipal João Alfredo Rhor de Florianópolis realiza “Semana da Inclusão”


De 05 a 09 de agosto, a Escola Básica Municipal João Alfredo Rhor realizou a “Semana da Inclusão”, a  iniciativa de realizar este evento surgiu devido às dificuldades encontradas por bolsistas  do PIBID-UFSC (Programa institucional de bolsas de iniciação à docência), em obter a integração dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física ministradas , bem como promover a socialização entre alunos com e sem deficiência.
O objetivo do evento foi de  apresentar para a comunidade escolar diferentes formas de ver, compreender e sentir os  temas relacionados a deficiência e inclusão, proporcionando ações como: palestras, atividades artísticas, apresentações e praticas de modalidades esportivas adaptadas.  
Durante a semana, diversas entidades -  OMDA, AFLODEF, Núcleo de Estudos em Tênis de Campo, Associação Catarinenses Esportes Adaptados (ACESA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), FCEE  e Fundação Municipal de Esportes de  Florianópolis, ministraram palestras sobre temas relacionados  ao esporte adaptado.
Os profissionais do  Centro de Educação Física da FCEE foram convidados a apresentar algumas atividades realizadas na FCEE, sendo representados  pelo  professor Gabriel Renaldo de Sousa, que ministrou palestra e realizou atividades práticas sobre Esportes Adaptados  com alunos  e professores da escola , com demonstrações de  Bocha paralimpica, Petra e Triciclo (ambos produzidos por professores do CEDUF), e o Polybat (adaptação do Tênis de Mesa).
            Durante as atividades o que impressionou o profissional do CEDUF , foi o entusiasmo e o interesse demonstrado pelos alunos e a possibilidade de repassar alguns conhecimentos  que irão auxiliar os acadêmicos do Programa - PIBID-UFSC a transformarem suas aulas em espaços de interação e inclusão.
Segundo o professor,  eventos como estes em que a Fundação  é convidada para demonstrar seu trabalho junto a comunidade, são  importantes   não só para a instituição, mas para todos os  profissionais, pois demonstra que o trabalho realizado  está no caminho correto.
Informações sobre as atividades demonstradas, podem ser disponibilizadas por meio do  contato com CEDUF - telefones: 48 3381 1676 ou 48 3381 2428.

Fotos do Evento:

Evento na mídia
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/florianopolis/v/escola-de-florianopolis-integra-alunos-com-iniciativa-diferente/2746764/








Nenhum comentário:

Postar um comentário